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Marketing de Serviços: Entenda por que essa estratégia é tão importante



Comprar produtos pela internet é a realidade de muitos brasileiros, assim como na outra ponta está a possibilidade de vender serviços pela internet, isso por meio do marketing de serviços.

De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, o faturamento de lojas online no Brasil teve alta de 20% no primeiro semestre de 2020, o maior crescimento em 20 anos.

Os segmentos mais bem-sucedidos foram no setor de produtos (informática, construção e ferramentas, esportivo e perfumaria, entre outros).

Muita dessa conquista tem a ver com o marketing de serviços, que é o conjunto de estratégias voltadas para a venda de serviços.

Isto é, bens intangíveis que geram valor ao consumidor, como contabilidade agrícola, terapia, revisão de texto e aulas de inglês, por exemplo.

Segundo Philip Kotler, professor estadunidense considerado uma referência nessa área, o Marketing de Serviços possui quatro características principais.


Principais características do Marketing de Serviços

Confira abaixo uma lista com as quatro características principais do Marketing de Serviços segundo Philip Kotler.


  • Intangibilidade;

  • Inseparabilidade;

  • Variabilidade;

  • Perecibilidade.


A intangibilidade se refere aos serviços não podem ser tocados. A inseparabilidade se trata de como a produção e consumo são simultâneos.


Já a variabilidade tem a sua qualidade dependente de quem realiza e onde são realizados. Por fim, a perecibilidade que são serviços não podem ser armazenados.

Com base nessas características, nós reunimos dicas para você que deseja vender seu serviço na internet ou quer incrementar sua estratégia de divulgação.


Dicas para vender seu serviço na web

Primeiramente, você deve conhecer seu público. Desenvolva um público-alvo com base em clientes que você já tenha e a utilize para saber onde e como seu produto deve ser divulgado.

No fim dos seus blog posts, por exemplo, sobre centro oftalmologico Campinas deixe um formulário de contato pedindo nome, e-mail, telefone, região e plano de saúde. Essa é uma maneira efetiva de conhecer seu público-alvo.

Invista em um site responsivo e agradável de navegar. Todas as informações primordiais sobre seu serviço devem estar presentes no site, como contato, portfólio, página “quem somos” e clientes atendidos.

Dessa forma seu serviço ganha credibilidade e o público se sente mais convencido a contratá-lo. Para deixar seu serviço mais tangível, produza cartões de visita com essas informações.

Uma empresa de paisagismo, por exemplo, pode distribuir cartões com o nome do arquiteto, paisagista responsável e as principais informações do negócio.


Estratégias de SEO

Para atrair mais acessos, produza conteúdo escrito com estratégias de SEO.

Pesquise quais são as palavras-chave mais buscadas no seu ramo com a ajuda de ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google e o Semrush e pense seu conteúdo a partir delas.

Mostre a importância do seu serviço, por exemplo, uma empresa de dedetização pode fazer posts explicativos sobre como é fundamental dedetizar empresas e estabelecimentos, qual a periodicidade e quais cuidados tomar após a dedetização.

Isso proporcionará um melhor ranqueamento nas pesquisas do Google, e como consequência, garantirá mais tráfego ao seu site.

Uma outra opção é criar anúncios no Facebook Ads ou no Google Ads, tipos de mídia paga que oferecem diferentes formas de segmentação.


Ofereça informações sobre os serviços

É importante oferecer informações detalhadas do seu serviço.

Além de informar preços e experiência prévia, uma empresa de descupinização deve explicar aos seus clientes em potencial como escolher uma boa prestadora de serviço e como é seu procedimento de trabalho, por exemplo.

Depois disso, então, deve oferecer o serviço como uma opção viável e confiável.

Construa uma boa relação com seus clientes. Responda a todas as dúvidas, críticas e elogios que receber.

Essa é uma maneira de oferecer um atendimento mais personalizado, pois o público se sente mais próximo à marca quando ela interage com as pessoas interessadas.


Esteja nas redes sociais

No Marketing de Serviços é importante marcar presença em diferentes redes sociais para atingir o maior número de pessoas possível, além de um site próprio.

Uma academia de natação pode postar periodicamente depoimentos de professores e alunos, de modo a mostrar que seu serviço é aprovado por diversas pessoas e que as palavras dos consumidores são importantes para a empresa em questão.

O consumidor deve sentir que o serviço em questão é necessário para sua vida. Blog posts são ideais para isso.

Academia de natação infantil publica post destacando que natação ajuda no desenvolvimento físico e mental da criança, melhora a circulação sanguínea, melhora a qualidade de sono e fortalece o sistema imunológico, por exemplo.

Além de ser um conteúdo informativo por si só, é ideal para promover a empresa e convencer os pais e mães a matricular seus filhos na academia de natação.

Uma empresa de contabilidade precisa explicar detalhadamente seus serviços para atingir o público-alvo ideal.

Para tanto, uma boa estratégia é pesquisar as palavras-chave relativas a contabilidade mais buscadas e produzir conteúdo a partir delas.

Por exemplo, se a palavra-chave mais utilizada for “terceirização do financeiro”, é adequado que a empresa poste textos explicando o que é esse serviço.

Invista na especialização e no bom relacionamento de seus profissionais para maximizar seu retorno financeiro.

De nada adianta se preocupar com a divulgação se você não se preocupa primeiramente com a formação e o relacionamento interpessoal de quem trabalha ao seu lado.


Tangibilidade e intangibilidade

Você já deve ter percebido que vender serviços é diferente de vender produtos.

Produtos tem valor intrínseco, podem ser armazenados e fotografados, e o mais importante, podem ser manipulados e sentidos.

Serviços, por outro lado, são intangíveis e despersonalizados. Mas, isso pode ser mudado.

Para citar novamente um exemplo utilizado acima, da academia de natação que pode oferecer brindes aos seus alunos, como toucas de natação personalizadas ou até mesmo brinquedos.

Dessa forma, a empresa mesclará a tangibilidade de produtos com a intangibilidade do serviço que está oferecendo.


É essencial que o ambiente da empresa seja agradável, bem iluminado e decorado. Essas características estimulam o cliente a associar a empresa a esse ambiente agradável, o que aumenta as chances de ele se tornar um cliente assíduo.


É essencial que uma empresa de paisagismo tenha uma sede confortável e decorada adequadamente já como uma prévia do que ela pode realizar na casa do cliente, por exemplo.

Esses fatores nos levam a outra particularidade do Marketing de Serviços: a “invisibilidade” do vendedor na web.


Invisibilidade do vendedor na web

Quando você se propõe a vender seu serviço na web tem que lidar com o fato de que a maioria das pessoas que você deseja alcançar não te conhece pessoalmente.

Elas não sabem como soa sua voz e nem se você é confiável ou competente. Por isso, é primordial construir uma imagem confiável do seu negócio.

Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela internet pela primeira vez.

É um número expressivo que revela como o e-commerce ainda não é a primeira opção para muitas pessoas. Portanto, não basta investir somente em propaganda, para construir uma relação de confiança com seu público-alvo você precisa passar credibilidade.

Para isso, faça um portfólio que fique à altura do trabalho da sua empresa. Valorize suas experiências passadas e aposte em depoimentos de clientes antigos, se tiver.

Contrate um designer para fazer o portfólio do serviço que você oferece, com um material visualmente atrativo que estimule o consumidor.

Não se esqueça de valorizar a comunicação entre você e o cliente. Sempre responda a todas as mensagens que receber com atenção e educação.

Essa atitude faz muita diferença na hora de separar um profissional sério de um amador porque demonstra dedicação e conhecimento.

Dependendo da demanda, é importante ter horários de atendimento flexíveis para conseguir falar com o maior número de clientes em potencial possível.

Por último, mas não menos importante, deixe sempre claro que você está vendendo a melhor solução para um problema.

Investigue as principais pesquisas do seu público-alvo, que problemas elas buscam resolver e como querem resolvê-los.


Essas ações darão mais personalidade ao seu negócio e farão com que ele seja lembrado como opção de compra.


Vantagens de vender seu serviço na web

Vender serviços na web é entrar em contato com um novo mundo de possibilidades. Confira abaixo algumas delas:

  • Público: possibilidade de alcançar um público muito maior;

  • Dinamismo: sua divulgação não depende apenas do boca a boca;

  • Público-alvo: você pode identificar um público-alvo mais fiel à realidade;

  • Versatilidade: você pode mostrar todas as facetas dela de maneira personalizada;

  • Proximidade: a empresa marca maior presença na vida do público.


Mãos à obra

Mais importante do que conhecer as estratégias e ferramentas para divulgar seu serviço na web de forma efetiva, é pôr o conhecimento em prática.

Portanto, todas essas dicas e informações foram reunidas para quem deseja começar ou incrementar seu serviço na web, pois se aplicada corretamente, o negócio se expandirá.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da GoSIM em parceria com Business Connection.

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