Uma Landing Page pode ser o que falta para a sua empresa conseguir conquistar novos leads que são potenciais clientes.
Essa estratégia está diretamente ligada as ações de Inbound Marketing, uma vertente do Marketing Digital, em que é necessário fazer com que os visitantes do seu blog caminhe pelo funil de vendas até atingir o fundo, onde está pronto para ser seu cliente.
As Landing Pages ajudam a percorrer esse caminho do funil, pois não existe uma estratégia melhor de conversão do que essa.
Ficou curioso, não é mesmo? Continue acompanhando o conteúdo para entender mais.
Entenda o que são Landing Pages
A Landing Pages também são conhecidas como páginas de conversão, pois seu maior objetivo é converter os leads em clientes reais.
São páginas que contém poucos elementos e possuem apenas um Call to Action (CTA) para que os visitantes foquem em realizar aquela devida ação e nada mais, forçando a conversão.
Para isso são retirados elementos que podem distrair os visitantes, como excesso de textos, menu, entre outras informações que não são necessárias naquele momento.
Geralmente a Landing Page contém um formulário em que o visitante preenche com alguns dados para se tornar lead, como o nome, e-mail, empresa que trabalha e cargo. Assim a empresa consegue ter uma noção de quem é aquele lead.
É por meio desses formulários que a empresa pode disponibilizar ofertas e produtos exclusivos, como o download de um e-book sobre benefícios empresariais, por exemplo.
Conheça os benefícios de trabalhar com essa estratégia
Tudo bem que o foco principal da Landing Page pode ser converter os leads em clientes, mas essa não é a sua única função e muito menos o único benefício que ele pode proporcionar para a sua empresa.
Veja abaixo outros benefícios que essa estratégia de Marketing proporciona:
Lead Scoring
É uma métrica que você estuda os seus leads para saber quem tem maior potencial para ser um cliente, chamados de "quentes", do contrário são chamados de "frios".
A conversão pode acontecer nas 3 fases do funil, que estão divididas entre Topo onde o visitante ainda não sabe qual o problema que ele está enfrentando; o Meio é quando ele já sabe que precisa da sua ajuda, mas não tem certeza onde; e o Fundo ele já está decidido.
Um visitante quando se encontra no Fundo do funil, está muito mais quente e pronto para se tornar um cliente, então ele precisa ser sua prioridade de atendimento.
Segmentação
Através de uma Landing Page que contém um formulário para preenchimento, você pode colocar algumas perguntas que segmente os seus leads, como qual a profissão que ele atua ou qual cargo ele ocupa na empresa.
Por isso, se você é uma empresa que vende convênios odontológicos apenas para PME, quando um lead se cadastrar, você verá se ele faz parte das decisões de benefícios de onde ele trabalha ou se é apenas uma pessoa curiosa.
Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Ao invés de gastar tempo e dinheiro fazendo diversas ligações para uma prospecção de lead, a Landing Page faz isso para você, ou seja, o CAC é diminuído de forma constante.
Com uma página de conversão bem estruturada, você pode conseguir com que ela seja o principal motor de vendas da sua empresa por um bom tempo.
Aprenda a criar uma Landing Page que converte
Não adianta querer montar uma Landing Page que não contenha os elementos mais importantes para que a conversão funcione.
Por isso, siga as dicas abaixo e tenha uma página de conversão exemplar.
1. Título
O título da página precisa ser chamativo, porém, simples, compreensível, para que o leitor se sinta interessado por algo realmente interessante.
Além disso, não esqueça de deixar bem claro que ao preencher o formulário, o visitante receberá em seu e-mail um material específico.
2. CTA
O Call to Action é o botão que convida para que o visitante realize uma ação ali dentro daquela Landing Page, ou seja, é onde ele vai finalmente virar lead ao clicar.
Nesse botão pode conter os dizeres: "Baixe agora", "Receba esse e-book", "Assine a newsletter", entre outros que podem fazer mais sentido com o tipo de conteúdo distribuído.
3. Oferta
A oferta da Landing Page tem que passar a imagem de que vale muito a pena você preencher aquele formulário para receber esse material incrível e exclusivo que está sendo disponibilizado.
Ofereça alguns conteúdos que não são encontrados em qualquer site, mostre que o seu tem um diferencial e que é praticamente único, assim, sendo essencial que o visitante faça o cadastro para ter acesso ao conteúdo.
4. Descrição
Nessa parte você tem a chance de fazer um breve resumo bem direto para mostrar qual o valor do conteúdo que você está oferecendo para seus visitantes e qual o benefício de adquiri-lo.
Se você possui um e-book sobre qualidades de um plano odontológico, faça uma boa apresentação. Isso pode ser mais um elemento que ajudará na conversão do leitor em lead e do lead em cliente.
5. Imagens
É de grande ajuda para que o visitante entenda o que está sendo ofertado naquele momento, que pode ser exemplificado através de imagens didáticas.
Os conteúdos visuais podem ajudar na conversão muito mais do que um simples texto de descrição.
6. Formulário
Bom, aqui está o local onde seu visitante se tornará mais um lead para sua empresa. É o elemento mais importante da sua Landing Page.
Deixe claro todos os campos de preenchimento para que as pessoas saibam exatamente o que responder e não ter nenhuma confusão na hora de ler as informações dos seus leads.
Dê opções de preenchimentos, como campos suspensos em que a pessoa só precisa escolher uma opção ao invés de digitar, algo breve e direto.
Tenha a melhor conversão de leads
Se o seu objetivo é continuar fazendo atração e conversão de visitantes em leads e leads em clientes, é indispensável o uso da Landing Page.
Entretanto, cada empresa trabalha de uma maneira para a criação de suas LPs, o que não exclui a necessidade de seguir as dicas que passamos aqui para que elas tenham uma grande qualidade e poder de conversão.
Agora você está pronto para ver as suas taxas de conversão aumentando mais do que você esperava, assim tendo um grande sucesso nas vendas da sua empresa.
Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto
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