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Data Science: Saiba o que é e como essa ciência pode ser utilizada no Marketing Digital



Data Science é uma ciência responsável por captar e traduzir dados produzidos por certas atividades.


Ela é muito importante em tempos tecnológicos, onde a produção de informações é constante e volumosa.


No caso do Marketing Digital essa ciência auxilia na mensuração de resultados e a traçar as estratégias ideais para determinados objetivos.


Nesse post, iremos explicar o que é Data Science e qual é o seu impacto no Marketing e nos negócios!


O que é Data Science?

Data Science, ou Ciência de Dados, em português, é um conjunto de técnicas, teorias, algoritmos, entre outras áreas, que auxiliam na coleta e processamento de dados.


Essa área é muito importante para as tomadas de decisões das empresas e estratégias administrativas. Isso porque quase toda decisão precisa ser baseada no real desempenho das atividades e não em achismos.


Sendo assim, por meio do trabalho feito com o Data Science é possível fazer análises e detectar comportamentos específicos, seja do público-alvo da empresa ou das estratégias em prática.


Além disso, é possível também fazer previsões de tendências para o futuro.

Para facilitar, imagine que você ofereça cotação online de seguro auto. Como você poderia saber qual é a melhor forma de abordar clientes ou se o seu site, linguagem e condições de serviço oferecido se adequa ao seu público-alvo?


Bom, por meio dos dados produzidos por ele! Isso quer dizer, por exemplo, o número de conversões do seu site, as opiniões de clientes, número de contatos, entre outros.


A partir dessas informações é possível modificar estratégias e traçar padrões de comportamento que levam você a identificar as preferências dos clientes e criar novas ações, serviços e produtos.


Tipos de análise

Análise Descritiva

Tipo de análise que busca estudar o passado e o presente da empresa ou estratégia com o objetivo de descrever o caminho percorrido até aquele momento ou situação.


É como se, por exemplo, uma empresa prestadora de serviços de consultoria empresarial fizesse um levantamento administrativo de informações de determinada área para descobrir o que foi feito para corroborar com o presente momento da organização.

Análise Diagnóstica

Também se baseia no passado e presente, porém ao invés de se concentrar nas razões pelas quais os resultados são o que são, esse tipo de análise busca revelar os motivos pelos quais eles foram gerados.


Imagine que um bpo financeiro da empresa anterior esteja fazendo o diagnóstico de uma empresa. Para determinar os problemas que levaram a organização a chegar em tal ponto, ele deve procurar entender os motivos das estratégias terem dado errado.


Isso pode ser feito por meio dos dados produzidos ao longo das operações das áreas.

Análise Preditiva

Esse tipo de análise é feita com o objetivo de fazer previsões. Isso porque ela se baseia em dados do passado para, assim, traçar o futuro.


A partir da análise preditiva, um escritório de projetos de engenharia, por exemplo, será capaz de determinar as tendências para o futuro e quais os serviços que eles devem apostar para continuar crescendo e chegar a determinado patamar.

Análise Prescritiva

A partir das previsões feitas acima, a análise prescritiva consegue indicar as ações ideais para as tomadas de decisão.


Vamos supor que o escritório do exemplo anterior tenha identificado que seus projetos para grandes empresas estão sendo negados porque suas soluções de adequação ao licenciamento ambiental encarecem os projetos.


Por meio da análise prescritiva eles podem determinar quais parâmetros podem ser reformulados para otimizar os projetos ao mesmo tempo que os barateiam.


Como o Data Science pode ser aplicado no marketing?

Agora que você já sabe como o Data Science pode ser aplicado em um contexto geral, chegou a hora de aprender como ele está presente no marketing.


Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que ela pode, e deve, ser aplicada em todas as áreas da empresa, inclusive no marketing.


O marketing é uma verdadeira fábrica de dados e esses dados são valiosos não só para guiar as estratégias de divulgação, mas também as ações de outras áreas.


Basta pensar que em uma grande franquia de dedetização residencial, as informações que vem do marketing apontam se os investimentos em equipamento ou expansão realmente estão dando certo ou, ainda, quais ações são as mais adequadas para a realidade da empresa.


A seguir, confira mais de perto algumas vantagens de implementar o Data Science no Marketing Digital


Planejamento de campanha mais ágil

Uma das principais características do marketing na internet é o quão rápido as tendências vêm e vão e os bons resultados mudam. Por esse motivo as estratégias precisam ser colocadas em prática e/ou reformuladas rapidamente.


Isso só pode ser feito graças ao Data Science. Isso porque, os dados extraídos de campanhas, do site ou outros canais de mídia digital informam, dentre outras coisas, o porquê, quando e como o público se envolve com a sua marca.


Sendo assim, os dados te ajudam a fornecer os conteúdos e produtos certos na hora certa sem que você gaste muito tempo para fazer tais análises.


Otimização de canais e orçamento

A maioria das empresas faz o planejamento de marketing com base em diversos canais (site, redes sociais distintas, eventos,etc.). Por isso, é muito importante ficar de olho em todos eles para que nenhum atrapalhe o equilíbrio entre investimentos e lucros.


Por meio da Ciência de Dados é possível comparar os pontos fortes e fracos das campanhas atuais com as anteriores, a quantidade de pessoas atingidas e o comportamento delas.


Outra vantagem aqui é que você irá definir o que melhor funciona em cada momento e, ainda, quanto do orçamento deve ser destinado para cada estratégia.


Análise de dados simultânea

Diversas ferramentas na internet são especificamente destinadas a coletas e análises de dados. Elas fornecem informações em tempo real que são cruciais para direcionar as estratégias de marketing.


Esses dados fornecem insights sobre as tendências do mercado, a eficácia dos momentos em que as ações foram postas em prática, a resposta do público a certos estímulos, entre outras coisas.


Uma clínica de ginecologia, por exemplo, pode fazer um levantamento do volume de usuários que procuram na internet por ginecologista em campinas, bem como o seu comportamento.


A partir daí, ela lança campanhas para esse público e observa se elas estão dando certo com base nos padrões de comportamento atuais e não de um passado distante.


Melhora no desempenho das campanhas

Todas as mudanças no plano de marketing vêm para um único objetivo: melhorar o desempenho das campanhas.


O Data Science ajuda a segmentar clientes com base no comportamento, dados demográficos, entre outros; otimizar o trabalho feito nos diversos canais digitais, gerir as informações negativas, alocar orçamento, além de dar ao cliente aquilo que ele quer na hora em que mais precisa.


Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa de consultoria empresarial e que quer trabalhar com marketing de conteúdo. Como saber quais os temas que seu público-alvo quer consumir e quais são os melhores canais para veiculá-los?


Com o Data Science isso é possível. Se você identificar que as pessoas interagem melhor com assuntos ligados à legislação e documentação, vai saber que conteúdos sobre alvará de funcionamento, licenças ambientais e outros assuntos parecidos são escolhas certeiras.



Os dados são o futuro do seu marketing


A partir desse conteúdo deu para perceber que os dados estão presentes no dia a dia do marketing, queira você ou não. Por isso, ignorar a gestão deles é colocar em risco toda a eficiência das suas estratégias e o sucesso da sua empresa.


Preste atenção nas informações que o seu público lhe dá e não deixe de manter um processo de análise de dados regular.



Conteúdo produzido em parceria com Business Connection

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