Os blogs são canais de comunicação e divulgação de conteúdos que permitem a atualização periódica de todos os tipos de conteúdo, seja pessoal, ou empresarial.
Por meio dos blogs, é possível se comunicar com o seu público diretamente, produzindo conteúdos direcionados a eles.
Esse canal de comunicação é muito utilizado pelas empresas. Segundo a Hubspot, 60% dos mercadólogos afirmam que a produção de conteúdo para blogs é uma das prioridades do Marketing Digital.
Uma das principais razões das empresas terem blogs é a visibilidade nas páginas de busca. Entretanto, muitas organizações têm dificuldades em aparecer nas primeiras páginas, devido a enorme concorrência no setor.
Mas para ajudar as empresas a estar nas primeiras páginas do Google, existe o SEO, que consiste em uma série de técnicas de otimização dos mecanismos de busca.
E nesse texto você vai entender como o SEO pode otimizar o posicionamento do seu blog na internet.
Benefícios do SEO
Ter um blog na internet não é o suficiente para ter visibilidade e estar nas primeiras páginas dos sites de busca.
É preciso realizar um trabalho de SEO dentro e fora do site para conseguir ter resultados sólidos e eficazes.
O SEO se divide em duas partes, On Page e Off Page. O SEO On Page é responsável por toda atividade que acontece dentro do blog, como o título do texto, a URL (endereço do site) e meta description (texto pequeno que acompanha o título).
Já o SEO Off Page cuida da atividade externa do site, como a troca de backlinks (links do blog em outros sites) e ações feitas nas redes sociais.
Essas ações são responsáveis por aumentar a visibilidade, pois elas ajudam o seu blog aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca em pouco tempo.
Os sites e blogs que estão na primeira página dos buscadores são mais confiáveis pelo público. De acordo com pesquisa da ImFORZA, 75% dos usuários não saem da primeira página quando pesquisa por algo.
Isso ocorre, pois, sempre que alguma palavra-chave é procurada, como "aparelho invisível" e “vendas B2B”, os primeiros resultados na página costumam ser sempre dos sites considerados confiáveis.
No mercado B2B, o SEO tem uma importância ainda maior, pois as compras desses setor costumam ter um valor maior que o público comum, devido ao modelo de negociação entre empresas e a sua necessidade de compra imediata.
Como consequência da boa visibilidade e confiança, o seu blog terá um aumento no número de acessos, que poderá resultar consequentemente em mais vendas.
Como aumentar a relevância do seu blog
O investimento em SEO é fundamental para qualquer ação de marketing digital dar certo. Isso porque, é possível obter resultados positivos em pouco tempo e eficiência.
Então, saiba como otimizar o seu blog com SEO:
1 - Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em produção de conteúdos de alta relevância, com intuito de resolver todas as dúvidas dos seus leitores.
Com o passar dos anos, os sites de busca priorizam conteúdos altamente qualificados nas primeiras páginas, dando uma resposta rápida aos usuários.
Por esse motivo, produza conteúdos densos, detalhados e que sejam de alto valor para o seu público no seu blog.
Já no mercado B2B, o conteúdo é muito mais importante, pois trata-se de um público exigente quanto a qualidade do conteúdo. Compradores da indústria, por exemplo,realizam em média, 3 a 4 pesquisas antes de comprar um determinado produto.
De acordo com pesquisa da Ascend2, o marketing de conteúdo aumenta em até 2,2 vezes o número de acessos nas empresas que o adotam.
2 - Melhore o design do site
Segundo uma pesquisa da Tic Domicílios, 97% do tráfego da internet vem de aparelhos móveis. Por isso, o algoritmo dos motores de busca vai dar prioridade a sites com responsividade nesses dispositivos.
Uma vez que o design do site seja responsivos aos aparelhos móveis, sua empresa terá maior visibilidade nos sites de busca.
Com essas estratégias de design, será possível otimizar a experiência do usuário, se mantendo por mais tempo em seu site, fortalecendo a sua relevância na internet.
3 - Faça estudo de palavras-chave
O estudo de palavras-chave é um dos elementos principais para o posicionamento do seu blog nos buscadores.
A razão disso é que as palavras-chave são termos procurados pelos usuários, como por exemplo, "planos odontológicos", ou “marketing B2B” que direcionam aos primeiros resultados do buscador.
Por essa razão, a busca pela palavra-chave certa para os conteúdos é importante na produção de conteúdo para o seu blog. Isso quer dizer que, para cada empresa, as palavras variam segundo o nicho.
Existem certas ferramentas que buscam por palavras-chave específicas, como o Google Ads, SemRush e o Ubersuggest.
Mas, alguns detalhes devem ser tratados, como:
nem sempre a palavra-chave correta é a que tem um maior volume de buscas;
escolha palavras-chave específicas para o nicho;
compare diferentes termos e escolha palavras que tenham médio e baixo volume de busca, pois elas são menos concorridas que palavras com maior número de buscas.
Aposte em SEO para o seu blog
As técnicas de SEO são fundamentais para a sua empresa aparecer entre os primeiros resultados das páginas de busca.
Com o uso dessas técnicas, o blog da sua empresa, seja ela uma indústria, ou clínica odontológica poderá ter mais visibilidade, credibilidade e número de acessos, resultando consequentemente em vendas.
Um texto bem posicionado é mais importante no mercado B2B, pois trata-se de um público exigente e que valoriza a compra de cada produto, pesquisando detalhadamente cada um dos sites que estão nas primeiras páginas dos buscadores.
Com o uso eficiente das técnicas de SEO, o seu blog poderá se destacar perante a concorrência e ter mais visibilidade no mercado.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Idea
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